domingo, 3 de julho de 2011

PREFEITO E VEREADORES DE ANGRA PARTICIPAM DE SEMINÁRIO NO RIO DE JANEIRO

ANGRA DOS REIS - Um seminário intitulado “Segurança das Encostas de Angra dos Reis”, que serviu para discutir as ações e tecnologias para estabilização de encostas e prevenção de acidentes em áreas de risco, aconteceu na manhã do último dia 27, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. O evento organizado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS-Rio) e pelo Clube de Engenharia, teve apoio da Prefeitura de Angra dos Reis e outras instituições.
Entre os palestrantes do seminário estavam o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, o representante da Engenharia Muniz & Spada, Luiz F. Muniz, a geóloga da UFRJ Ana Luiza Coelho, a engenheira da Coppe Anna Laura Nunes, o pesquisador, cientista e professor – Coppe e Faperj – Willy Lacerda e o engenheiro da PUC-Rio Alberto Sayão.
Logo depois da abertura oficial do seminário, o prefeito de Angra, Tuca Jordão,  foi o primeiro a falar aos presentes (setenta pessoas) no auditório, lembrando das chuvas que castigaram o município no começo do ano passado (2010) e que causaram vários danos à cidade: “A tragédia machuca muito até hoje, mas avançamos muito em um ano e meio de ações. Resolvi, junto com a minha equipe, dar um basta nisso, dizer “chega’ para o problema”, disse o prefeito, em alusão à questão das moradias instaladas em áreas de risco, em Angra, e quanto à prevenção de acidentes nessas mesmas áreas.
O prefeito apresentou ainda, uma seleção de slides para localizar as pessoas em relação a Angra. Fotos da época da tragédia e outras, mais recentes, com imagens do que está sendo feito e/ou será efetuado, também ganharam espaço na apresentação. Tuca também fez questão de citar que a prefeitura do município fornece àqueles que foram atingidos pelas chuvas – e que estão legalmente enquadrados – o maior aluguel social do país, de R$ 510,00, pago com recursos da própria prefeitura, além de também ter falado da criação da Comissão Permanente Reestruturar, que tem a finalidade acompanhamento e amparo às vítimas das chuvas, com muito orgulho.
Após a fala do prefeito de Angra, outros profissionais da área também falaram sobre o tema, e citaram a postura do governo municipal de Angra dos Reis como exemplar no caso da busca por ações e tecnologias para a estabilização de encostas e na intenção de evitar acidentes em áreas consideradas de risco. Ao final das palestras, Tuca voltou a falar. “Cada um tem que fazer o seu dever de casa para superar os obstáculos. Os políticos têm que entender que a prevenção é fundamental. A vida do ser humano tem que estar sempre em primeiro lugar”.
Além do prefeito de Angra, os vereadores José Antonio (presidente da Câmara), José Maria Justino e Leandro Silva, o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, e a primeira-dama do município, Alessandra Jordão, também, participaram do evento.
Por: Sérgio Constantino

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário