domingo, 3 de julho de 2011

BOMBEIROS DE ANGRA FORAM ANISTIADOS PELO SENADO

ANGRA DOS REIS - Os bombeiros militares do estado do Rio de Janeiro, que foram punidos por determinação do governador-ditador Sérgio Cabral, foram anistiados pelo Senado Federal. Mobilizados por melhorias salariais e melhores condições de trabalho desde o  início do mês de junho, os bombeiros que invadiram o quartel central da instituição durante as manifestações, tiveram no dia 4 de junho, 439 integrantes detidos e presos em condições precárias num quartel em Niterói. No último dia 10, um grupo de deputados federais conseguiu hábeas corpus que autorizou a libertação dos bombeiros, mas os integrantes do protesto continuarão a responder pelos crimes de motim, dano ao aparelhamento militar (carros e mobiliário), dano a estabelecimento (quartel) e inutilização do meio destinado a salvamentos (impedir que carros saíssem para socorro). Dados oficiais apontam que os manifestantes danificaram viaturas, arrombaram portas do quartel e saquearam alimentos.
   Na quarta feira, dia 22, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o Projeto de Lei do senador Lindberg Farias (PT-RJ) que anistia de infrações previstas no Código Penal Militar e no Código Penal os bombeiros do Rio de Janeiro que participaram do justo movimento reivindicatório no início do corrente mês. Em seu voto favorável, o relator da comissão, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), explicou que a anistia prevista no PLS 325/2011 seguiu a Lei 12.191/ 2010, que também concedeu anistia a policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal, igualmente punidos por participarem de movimentos reivindicatórios.
   Vinte e nove bombeiros do quartel de Angra, também ficaram presos, mas a exemplo dos demais, já encontram-se em liberdade.
   Por: Sérgio Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário