sábado, 9 de julho de 2011

FESTIVAL DE MUSICA E ECOLOGIA DA ILHA GRANDE JÁ TEM SEUS QUINZE FINALISTAS


ANGRA DOS REIS - Depois do segundo dia de apresentação dos concorrentes, ocorrido na noite de sexta feira, dia 8, a comissão julgadora que já havia acompanhado as quinze primeiras músicas apresentadas na quinta, após ouvir as quinze da sexta feira, totalizando trinta, escolheram as finalistas, que serão defendidas pelos seus intérpretes na noite deste sábado, dia 9.
Foi uma tarefa árdua da Comissão Julgadora que teve de atentar-se aos mínimos detaçlhes, uma vez que a qualidade das trinta musicas selecionadas paraa fase semi-final, foram excelente. O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, que também é músico e já foi premiado em festivais anteriores, ressaltou a qualidade das músicas.
            “Realmente não está sendo fácil para os jurados porque tivemos excelentes músicas nas duas noites da semifinal. As 15 melhores músicas, conforme decisão dos jurados, estão na final, mas todos estão de parabéns. Já participei de muitos festivais e sei que o de Angra é um dos melhores do país. Agora, a expectativa é para conhecermos os vencedores. Desejo sorte a todos e já parabenizo aos vencedores”, disse ele. 
A etapa final ocorre na noite deste sábado e as músicas selecionadas foram as seguintes:
Três Marias (Tema Livre-RJ)) - Marcelo Bruno, Luciana Barroso, Karla da Silva e Érika Creder;
O seu Tipo (Tema Livre- SP) - Marcelo Segreto;
Saco do Céu (Tema Ecologia- Angra) - Wolney, Margareth e Ivan Silva;
O Preço da Liberdade (Tema Livre- Angra) - Felipe Silva;
Suspiro da Saudade (Tema Livre-MG) – Bilora.
Canto de Folia (Tema Livre- MG) - Zé Alexandre e Paulo Delfino
Feliz pra Cachorro (Tema Livre- SP) - Pedro Viáfora e Celso Viáfora
Lamento Caranguejo (Tema Ecologia- Angra) - Rico Menezes
XI Mandamento: Não Poluirás (Tema Ecologia- Angra) - Vanir de Oliveira
Partido da Sogra – (Tema livre-Angra)-  Luís Augusto Rodrigues
Saga de Adão, Tonho e Iasmin (Tema Livre- Angra) - Valdo Albino e Fernando Grande
No Osso (Tema Livre-RJ) – Thirone
Navegador de Sonhos (Tema Livre) - Gilton Della Cella/ Carlos Vilela
Na Batida do Tambor (Tema Livre) - Fabrício dos Anjos
Serenata de Mar (Tema Livre) - Patricia Rabelo/ Márcio Farias

Vale registrar que o evento, aexemplo dos anos anteriores, apesar do grande frio que tem ocorrido, esta atraindo um grande número de público.

Por: Sérgio Constantino

quinta-feira, 7 de julho de 2011

TAXISTAS - SENADO APROVA LEI QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO


 O Senado aprovou na última quarta-feira, dia 6, o Projeto de Lei que regulamenta a profissão de taxista, proporcionando a todos os taxistas do Brasil, direitos a piso salarial, aposentadoria e auxílio doença. De autoria do ex-deputado Confúcio Moura, o projeto de lei, define como sendo a atividade de motorista de transporte público remunerado de até sete passageiros, em veículo automotor, próprio ou de terceiro, a profissão de taxista. De acordo com a proposta, todos os taxistas deverão ter habilitação para condução do veículo e também uma licença especial para exercer a profissão,  sendo obrigado ainda participar de curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos.
A nova lei, garante a todos os profissionais do ramo, todos os benefícios previstos no Regime Geral da Previdência Social e na CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, permitindo ainda que estes profissionais, possam transferir sua permissão de trabalho  à  esposa, companheira, filhos ou mesmo à outros profissionais do ramo e praticamente obriga aos donos de táxis, a contratarem os condutores auxiliares, com remuneração e data de pagamento fixa.
O texto aprovado para composição da nova lei, define a profissão em quatro categorias de taxistas: autônomo (os que trabalham por conta própria); empregado (para os que são subordinados a uma empresa); auxiliar (os que trabalham para o taxista autônomo)  e locatário (que aluga o veículo, quando é de propriedade de pessoa jurídica titular de autorização).
Pela nova lei, fica determinado que nos municípios com mais de 50 mil habitantes (caso de Angra, que já utiliza o taxímetro), será obrigatório o uso de taxímetro. O projeto agora seguirá para sanção da presidente Dilma Rousseff, que deve sancioná-lo nos próximos dias.
Por: Sérgio Constantino

quarta-feira, 6 de julho de 2011

COSTA VERDE NEGÓCIO TEVE INÍCIO NESTA QUINTA FEIRA

 ANGRA DOS REIS - Foi aberta oficialmente nesta quinta feira,  a 7ª edição da Costa Verde Negócios, que funcionará diariamente das 14h às 22h na Praia do Anil. A feira, que é a maior do gênero na região, tem mais de 50 expositores nos 102 estandes, praça de alimentação com palco para shows, auditório para a realização de palestras de rodadas de negócios, brinquedolândia, mix com a presença do artesanato angrense, entre outros.
A abertura oficial do evento aconteceu às 16h de hoje, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Dr. Orlando Diniz; do presidente do Conselho Administrativo do Sebrae e da Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio (Facerj), Jésus Mendes da Costa; do secretário de Estado de Transporte, Júlio Lopes; do presidente da Câmara de Angra, José Antônio Azevedo; da subsecretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela; do presidente do Sicomércio de Valença, Marco Torres; da vereadora de Vassouras, Rose Farias, entre outros.
O prefeito em exercício de Angra, Essiomar Gomes (na foto), também presidente do Sicomércio da cidade e idealizador da feira, abriu o evento agradecendo o apoio de todos os presentes, principalmente da imprensa. “A Costa Verde Negócios é um evento que vem, a cada ano, nos enchendo de orgulho porque mostra a força do nosso comércio, de nossos empreendedores. Mas isto não aconteceria se não tivéssemos o envolvimento de todos, dos empresários, do poder público, do segmento turístico e principalmente, da imprensa que sempre nos prestigia e divulga a feira para todos”, salientou Essiomar Gomes.
Também prestigiaram o evento diversos vereadores como Ilson Peixoto, Leandro Oliveira, Cordeiro, Parente, Ricardo Dutra e Aguilar Ribeiro, além da ex-vereadora Conceição Rabha e do ex-deputado Estadual, Aurélio Marques. Vários secretários de governo também compareceram a abertura como o de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas; de Fazenda, Fernando Argolo Pimenta; de Atividades Econômicas, Jorge Irineu; da presidente da Fusar, Dra. Maricelma; da diretora Executiva e da gerente de Marketing da TurisAngra, Titi Brasil e Amanda Salazar; secretária de Obras, Elenize Cambeiro; do procurador do município, André Gomes. O deputado Federal Fernando Jordão não pode comparecer em função de compromissos em Brasília e enviou sua assessora em Angra, Gerusa para representá-lo.
- Quero parabenizar a todos os que, de alguma forma, contribuíram para a realização deste evento. Gostaria de ressaltar que a Costa Verde Negócios é um evento de sucesso e vem fortalecendo cada vez mais Angra dos Reis e a região Costa Verde, - enfatizou o presidente do Sistema Fecomércio, Dr. Orlando Diniz.
Saiba um pouco mais da programação da Praça de Alimentação da 7ª Costa Verde Negócios, que começa sempre a partir das 19h se estendendo até as 22h, lembrando que em todos os dias, antes dos shows e das atrações musicais, o ambiente estará sendo animado pelo DJ Hugo Oliveira. Confira:

Hoje quinta-feira, teve show com Raphael Herculano e João Lucas. Amanhã, sexta-feira (8) Anjos do Forró e a união de vários componentes de baterias dos blocos carnavalescos de Angra, através da Associação dos Blocos (Abcar); no sábado (9), show com a cantora Graciana Antunes e domingo, grupo Só lazer.

Agora quem quiser se reciclar e aprender um pouco mais, basta procurar o auditório da Costa Verde Negócios e assistir uma das palestras que serão oferecidas ao público em geral nos dias e horários abaixo:


Sexta-feira, dia 8:
14:30h - “Associativismo e gastronomia”;
16h - “Gestão e Inovação”;
17:30h - “Comércio Eletrônico”;
19:30h - “Estratégia Empresarial”
21h - “Expectativa do mercado imobiliário de Angra dos Reis”;

Sábado, dia 9:
14:30h - “Instituto IOB – Palestra registro eletrônico de ponto”
16h – “Desmistificando a Bolsa de Valores”;
17:30 - Economia e a Internet, o que interessa a pequena empresa”, com o jornalista Sidney Resende;
19:30h - “Por que as empresas fecham antes de um ciclo de vida”;
21h – Instituto IOB – Palestra 13º salário, regras gerais”

Domingo
14:30h - “Carreira Pública, com Hermano Henning e Daniel Godri

terça-feira, 5 de julho de 2011

COM RODA DE SAMBA E COZIDO, ABCAR COMEMOROU 4 ANOS DE FUNDAÇÃO

ANGRA DOS REIS - A Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis) comemorou em grande estilo o seu aniversário de 4 anos de fundação. As cerca de 250 pessoas que prestigiaram o evento no último domingo, 3, no Clube Comercial, foram animadas sob o ritmo de roda de samba do grupo Só Lazer e saborearam um delicioso cozido que foi servido aos convidados. Dos 37 blocos filiados à entidade, 27 marcaram presença com seus dirigentes e sambistas, além de autoridades e imprensa. A festa teve o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Cultuar (Fundação de Cultura e Angra dos Reis), e da Anônimus Eventos.Parceiros da Abcar nos últimos carnavais, a Cultuar e a TurisAngra foram representadas, respectivamente, pelo presidente Paulo Mattos e a diretora executiva Titi Brasil. 
Ao som do grupo de pagode angrense Só Lazer, a Rainha do Carnaval 2011, Aline dos Anjos Claudino, animou os convidados, fazendo com que todo mundo caísse na roda e samba. Durante toda a festa, um telão exibia imagens e fotos dos desfiles das agremiações deste ano, e ainda de eventos que fizeram grande sucesso de público na cidade, a Quinta do Samba e o Barracão do Samba. A diretoria da entidade fez sorteio de camisas do evento e no final reuniu todos os dirigentes dos blocos para cantar parabéns e cortar o bolo de aniversário de 4 anos.
   “Estamos felizes com esse congraçamento dos blocos. Esse tipo de evento é feita justamente para integrar os dirigentes, a galera do mundo do samba e amigos. São quatro anos de Abcar, e apesar do pouco tempo, não há dúvidas de que o trabalho da entidade, em parceria com os blocos, proporcionou conquistas e vitórias para o carnaval de Angra. Demos mais qualidade ao nosso Samba e ao nosso carnaval. Estamos comemorando tudo isso”, disse Beto Carmona, Presidente da Abcar.
   Quanto ao adiamento do show da Velha Guarda da Bateria da Mangueira, inicialmente programado para o último domingo, e que fora cancelado devido à previsão de que haveria chuva na hora do evento, o receio de fato se concretizou, pois choveu no domingo à noite e certamente prejudicaria o show da Mangueira. A diretoria da Abcar e a Cultuar vão marcar uma nova data para a apresentação da Velha Guarda da Bateria da Verde e Rosa. Provavelmente no dia 24 de julho, logo após os finais de semana do Festival de Música na Ilha Grande e do Arraiá na Praça do Porto. Essa data coincidirá com a volta do projeto Noites Angrenses.
 

SANTA CASA COMPLETOU 175 ANOS NO ÚLTIMO DIA 2


ANGRA DOS REIS - Sábado último, dia 2, a Santa Casa de Misericórdia de Angra dos Reis, completou 175 anos de fundação. Para comemorar a data, o provedor da entidade Sanuel Almeida, promoveu um almoço, que reuniu diversas autoridades e convidados.
As comemorações começaram com uma missa celebrada na Capela da Santa Casa, pelo Frei Fernando, da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que contou com a presença do prefeito em exercício do município, Essiomar Gomes, vários diretores e funcionários da entidade.
Durante o evento, foi apresentado um breve histórico relembrando o início dos trabalhos da Irmandade e sua importância no decorrer desses 175 anos. O ex-provedor Jorge Elias Miguel, que dedicou grande parte da sua vida no comando da Santa Casa, também foi lembrado.
O prefeito licenciado Tuca Jordão, representado no ato pela irmã Anali Scapin Jordão Moreira, o secretário de Governo Carlos Alexandre Soares e o presidente da Cultuar Paulo Mattos, foram homenageados com medalhas de Honra ao Mérito, pelos trabalhos desenvolvidos em prol do município. Ao fazer uso das palavras, o prefeito em exercício falou sobre a importância da Santa Casa. “Essa instituição merece todo nosso carinho, respeito e atenção, pois é nela que buscamos ajuda nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Não poderia deixar de participar dessa comemoração tão significativa para a Irmandade”, afirmou Essiomar Gomes.
Já o secretário de Governo, Carlos Alexandre Soares, frisou a emoção de ser homenageado. “Estou muito lisonjeado de receber essa homenagem, até por que quem merece ser homenageado são essas pessoas abnegadas que se doam para manter a Santa Casa. A prefeitura tem colaborado e não poderia ser diferente, uma vez que o prefeito Tuca Jordão e o prefeito em exercício Essiomar Gomes sempre pedem atenção total com a saúde da cidade”, disse ele.
Paulo Mattos, presidente da Cultuar também comentou a importância da instituição. “A Santa Casa é de suma importância para nossa cidade, porque é o local onde se concentram os serviços de saúde de ponta do município. É para aqui que recorremos, e todos nossos familiares, quando temos que resolver os problemas mais complexos de saúde. Sempre somos muito bem recebidos. Portanto, temos que continuar trabalhando juntos para que este importante espaço possa se fortalecer". 
Por: Sérgio Constantino
Na foto: Carlos Alexandre, Essiomar Gomes e Samuel Almeida. 



segunda-feira, 4 de julho de 2011

PREFEITO ESSIOMAR SE ENCONTRA COM MEDALHISTA DA OBMEP

ANGRA DOS REIS - Essiomar Gomes, prefeito em exercício, fez questão de parabenizar pessoalmente e posar para uma foto, ao lado do aluno Thiago Burnagui Leitão, da Escola Municipal Raul Pompéia, em Monsuaba, e da UTD (Unidade de Trabalho Diferenciado) de Angra dos Reis. 
Thiago, recebeu recentemente das mãos da presidenta Dilma Rouseff, a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Orgulhoso ao saber do feito do menino, Essiomar, fez questão de encontrá-lo, para parabenizá-lo, assim como a seus pais Adilson Leitão e Lorite Burnagui Leitão, além de dizer ao irmao mais novo de Thiago, Adilson Júnior, para seguir o caminho de seu irmão. 
Na foto: Essiomar ao lado do aluno Thiago e de seus pais e irmão

domingo, 3 de julho de 2011

LEANDRO SILVA MOSTRA FORÇA POLÍTICA E LOTA O CLUBE VERA CRUZ

ANGRA DOS REIS – O quadro político do município, visando próximo pleito eleitoral, começa a definir-se e o primeiro pré-candidato a prefeito, a tornar público seu nome, o então vereador Leandro Silva, que na tarde do último sábado, dia 2, mostrou parte do seu poderio político e levou cerca de uma mil pessoas no Clube Vera Cruz, no evento que marcou sua filiação no Partido Democrático Trabalhista (PDT-Angra).
O evento que contou com parte da executiva do partido em
Angra, aconteceu num clima festivo e na ocasião, além do vereador Leandro Silva, várias autoridades compareceram para prestigiar, dentre as quais, o ministro do trabalho e Presidente Nacional licenciado do partido, Carlos Lupi, o presidente regional, José Bonifácio, o deputado federal, Marcelo Matos e o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, (todos do PDT), os vereadores angrenses, José Antônio (PCdoB), Lia e Cordeiro (PT), a professora e ex-vereadora petista, Conceição Rabha, alguns presidentes de partidos políticos e muitos pré candidatos a vereador, que juntamente com Leandro Silva, também migraram para o PDT-Angra.
  O deputado Marcelo Matos foi quem abriu o encontro cumprimentando a todos pela presença e fazendo um agradecimento especial ao vereador Leandro Silva, seu principal cabo eleitoral nas ultimas eleições, garantindo-lhe quase 4 mil votos ao Pedetista. “Este jovem tem história, tem um passado de lutas e vitórias e sem dúvidas tem um futuro brilhante. Por onde ele passa leva multidões. Eu mesmo pude constatar isto durante o pleito de 2010 quando cheguei em uma das reuniões organizada por ele, e lá estavam cerca de 1000 pessoas”, relembrou Marcelo.
   O evento corria em clima festivo, com todos os convidados que integraram a mesa, discursando e enaltecendo o vereador Leandro Silva, até que o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi chegou por volta das 17:30h e ao discursar, disse estar surpreso com tanta gente. “ Em pleno sábado a tarde, é emocionante ver tanta gente reunida e sem qualquer tipo de atrativo como comida ou bebida de graça”, disse. O ministro  relembrou também a trajetória do PDT e assim como as demais autoridades homenageou Leonel Brizola (fundador do partido) pela importância dele para a sociedade como homem público e íntegro que foi.
Lupi, que atuou por quatro anos no governo Lula e faz parte do governo Dilma, afirmou que Angra dos Reis tem que ter um governante fiel, do povo, com interesse em ajudar a população e destacou: “Este jovem (Leandro Silva) tem tudo para ser o prefeito desta cidade e terei imenso prazer em pedir voto pra ele. Ele será o Lula dos angrenses”. Em seguida abraçou o parlamentar e foi aplaudido por todos os presentes.
O vereador Leandro Silva fez um breve discurso emocionado e em seguida, ele e os pré-candidatos a vereador, tiveram suas fichas de filiação ao PDT-Angra, abonadas pelo ministro Carlos Lupi, pelo presidente regional, José Bonifácio, pelo deputado federal Marcelo Matos e pelo prefeito de S.J.de Meriti, Sandro Matos.
  O prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, amigo pessoal de Leandro Silva,  finalizou dizendo que aquele era um momento histórico e assumiu um compromisso em público com o vereador, “ A partir deste momento, me coloco ainda mais a sua disposição.   Conheço sua história e sei que o seu futuro e o de Angra dos Reis será maravilhoso” disse ele. O evento elogiado por todos os presentes, foi comandado pela nova Comissão Provisória do PDT-Angra, que orientou a legenda para o próximo pleito, dentro das requisições legais.
   Por: Sérgio Constantino

PREFEITO E VEREADORES DE ANGRA PARTICIPAM DE SEMINÁRIO NO RIO DE JANEIRO

ANGRA DOS REIS - Um seminário intitulado “Segurança das Encostas de Angra dos Reis”, que serviu para discutir as ações e tecnologias para estabilização de encostas e prevenção de acidentes em áreas de risco, aconteceu na manhã do último dia 27, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. O evento organizado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS-Rio) e pelo Clube de Engenharia, teve apoio da Prefeitura de Angra dos Reis e outras instituições.
Entre os palestrantes do seminário estavam o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, o representante da Engenharia Muniz & Spada, Luiz F. Muniz, a geóloga da UFRJ Ana Luiza Coelho, a engenheira da Coppe Anna Laura Nunes, o pesquisador, cientista e professor – Coppe e Faperj – Willy Lacerda e o engenheiro da PUC-Rio Alberto Sayão.
Logo depois da abertura oficial do seminário, o prefeito de Angra, Tuca Jordão,  foi o primeiro a falar aos presentes (setenta pessoas) no auditório, lembrando das chuvas que castigaram o município no começo do ano passado (2010) e que causaram vários danos à cidade: “A tragédia machuca muito até hoje, mas avançamos muito em um ano e meio de ações. Resolvi, junto com a minha equipe, dar um basta nisso, dizer “chega’ para o problema”, disse o prefeito, em alusão à questão das moradias instaladas em áreas de risco, em Angra, e quanto à prevenção de acidentes nessas mesmas áreas.
O prefeito apresentou ainda, uma seleção de slides para localizar as pessoas em relação a Angra. Fotos da época da tragédia e outras, mais recentes, com imagens do que está sendo feito e/ou será efetuado, também ganharam espaço na apresentação. Tuca também fez questão de citar que a prefeitura do município fornece àqueles que foram atingidos pelas chuvas – e que estão legalmente enquadrados – o maior aluguel social do país, de R$ 510,00, pago com recursos da própria prefeitura, além de também ter falado da criação da Comissão Permanente Reestruturar, que tem a finalidade acompanhamento e amparo às vítimas das chuvas, com muito orgulho.
Após a fala do prefeito de Angra, outros profissionais da área também falaram sobre o tema, e citaram a postura do governo municipal de Angra dos Reis como exemplar no caso da busca por ações e tecnologias para a estabilização de encostas e na intenção de evitar acidentes em áreas consideradas de risco. Ao final das palestras, Tuca voltou a falar. “Cada um tem que fazer o seu dever de casa para superar os obstáculos. Os políticos têm que entender que a prevenção é fundamental. A vida do ser humano tem que estar sempre em primeiro lugar”.
Além do prefeito de Angra, os vereadores José Antonio (presidente da Câmara), José Maria Justino e Leandro Silva, o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, e a primeira-dama do município, Alessandra Jordão, também, participaram do evento.
Por: Sérgio Constantino

 

QUESTÃO DE OPINIÃO - POR: SÉRGIO CONSTANTINO

Arbitrariedade ou Coerência?

   Absurdo ou coerência a decisão tomada pelo juiz e pastor evangélico, Jerônimo Pedro Villas Boas, da 1ª Vara de Fazenda Pública Municipal e Registros Públicos de Goiânia, que misturando sua função no judiciário com a que exerce na agremiação evangélica que conduz, atropelou o Supremo Tribunal Federal  e anulou a primeira união homoafetiva (entre pessoas do mesmo sexo) estável do Brasil, alegando que a mesma é inconstitucional, apesar do aval do STF.
   Segundo ele (que utilizou o artigo 226, da Constituição Federal, que diz: “para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão” para embasar a decisão), ao permitir a prática, o Supremo ‘mudou’ a constituição e só o Congresso pode fazer isso. Em sua míope visão, o magistrado só reconhece como família o modelo presente em propagandas de margarinas e viajens. “O Supremo está fora do contexto social, porque o que vemos na sociedade não é aceitação desse tipo de comportamento”, declarou.
   Com a atitude do juiz, o jornalista Leorcino Mendes e o estudante Odílio Torres, o casal, da primeira união homoafetiva do País, tiveram desconsiderados os papéis que tornavam a união deles, registrada em cartório no último 9 de maio, que tornou a união deles, legal e oficial. Ignorando os  estudos sociais que apontam para o reconhecimento das diversas configurações da família moderna, a união homoafetiva, o juiz argumentou ainda, que demandará tempo para a prática homoafetiva, se tornar norma e ter valor social, mas esqueceu-se do conceito básico,  do que é família, que a classifica, a partir do agrupamento humano, como núcleo em torno do qual as pessoas se unem primordialmente por razões afetivas, dentro de um projeto de vida em comum, em que compartilham um cotidiano, e no decorrer das trocas entre si, transmitem tradições, planejam seu futuro, acolhem-se, etc.
   A união gay, cancelada de forma arbitrária pelo juiz Jerônimo Pedro Villas Boas, tomou grande repercussão nacional e maior ainda em Goiânia, onde as partes envolvidas residem, pois o juiz ainda não satisfeito com sua ação, considerada arbitrária e absurda pela maioria da população goianiense,  decidiu que nenhum cartório da capital goiana, sob sua jurisdição, poderá registrar uniões entre homossexuais, exceto se previamente autorizadas por ordem judicial.
   Em entrevistas concedidas a diversos órgãos de comunicação do país, o casal foi enfático em afirmar que a ação do juiz,  foi uma medida escandalosamente ilegal e desrespeitosa. O Poder Judiciário não pode criar um ambiente de insegurança jurídica no país", concluíram. O Juiz Jerônimo Pedro Villas Boas além da magistratura, é um servo de Cristo e obediente a sua Palavra, ele diz não ser homofóbico e que apenas utiliza a lei como forma de refutar tal  prática.
   A corregedora do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, cassou decisão do juiz goiano que anulou a união estável de um casal homossexual e proibiu os cartórios do Estado de emitir outros contratos de união estável. O caso será levado para a Corte Especial do tribunal, que irá decidir se instaura um processo disciplinar contra o juiz. Em cerimônia histórica, no último dia 22, no Rio de Janeiro, 43 casais homossexuais tiveram suas uniões reconhecidas legalmente no maior casamento gay do mundo, realizado no prédio da Central do Brasil, com apoio do governo estadual através do programa Rio Sem Homofobia. O exemplo já esta sendo seguidos por outros estados. Veja o link a seguir e tire suas
próprias conclusões. http://www.youtube.com/watch?v=X0slRzeB5L8&feature=player_embedded#at=90


MINUTO DE SABEDORIA
A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como ele se comporta nos momentos de conforto e conveniência, 
e sim, em como ele se mantém em tempos de controvérsias e desafios.

BOMBEIROS DE ANGRA FORAM ANISTIADOS PELO SENADO

ANGRA DOS REIS - Os bombeiros militares do estado do Rio de Janeiro, que foram punidos por determinação do governador-ditador Sérgio Cabral, foram anistiados pelo Senado Federal. Mobilizados por melhorias salariais e melhores condições de trabalho desde o  início do mês de junho, os bombeiros que invadiram o quartel central da instituição durante as manifestações, tiveram no dia 4 de junho, 439 integrantes detidos e presos em condições precárias num quartel em Niterói. No último dia 10, um grupo de deputados federais conseguiu hábeas corpus que autorizou a libertação dos bombeiros, mas os integrantes do protesto continuarão a responder pelos crimes de motim, dano ao aparelhamento militar (carros e mobiliário), dano a estabelecimento (quartel) e inutilização do meio destinado a salvamentos (impedir que carros saíssem para socorro). Dados oficiais apontam que os manifestantes danificaram viaturas, arrombaram portas do quartel e saquearam alimentos.
   Na quarta feira, dia 22, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o Projeto de Lei do senador Lindberg Farias (PT-RJ) que anistia de infrações previstas no Código Penal Militar e no Código Penal os bombeiros do Rio de Janeiro que participaram do justo movimento reivindicatório no início do corrente mês. Em seu voto favorável, o relator da comissão, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), explicou que a anistia prevista no PLS 325/2011 seguiu a Lei 12.191/ 2010, que também concedeu anistia a policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal, igualmente punidos por participarem de movimentos reivindicatórios.
   Vinte e nove bombeiros do quartel de Angra, também ficaram presos, mas a exemplo dos demais, já encontram-se em liberdade.
   Por: Sérgio Constantino

PRESIDENTA DILMA CONCEDE MEDALHA A ALUNO ANGRENSE QUE VENCEU OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATÉMATICA

ANGRA DOS REIS – O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi palco no último dia 21, da cerimônia que a presidente Dilma Rouseff, parabenizou e concedeu ao aluno Thiago Burnagui Leitão (ambos na foto), da Escola Municipal Raul Pompéia, em Monsuaba, e da UTD (Unidade de Trabalho Diferenciado) de Angra dos Reis, a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Além da Presidente da República, o evento contou ainda, com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad; da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante; da Pesca, Luiz Sérgio; da Comunicação Social, Helena Chagas; o governador em exercício do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
   Voltada para alunos da rede pública que estejam cursando séries do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, também estavam presentes na premiação, além dos pais dos alunos vencedores, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Angra, Luciane Rabha, a diretora da escola em que Thiago estuda,  Wanda Lúcia Irineu, a orientadora pedagógica Cláudia Menta e o professor de matemática, David Fernandes.
   A secretária de Educação  de Angra dos Reis, Luciane Rabha estava orgulhosa pela conquista do aluno do município e falou que é o resultado de um bom trabalho da escola e do esforço do próprio medalhista. Além do Thiago, tivemos duas menções honrosas aos alunos Ana Gabrielle Carvalho da Costa e Patrick de Souza – contou a secretária. 
   Thiago estava radiante pela vitória e, pela pouca idade, vislumbrado com a grandiosidade do evento, mas agradecido pelo apoio da escola e do professor. “Eu estou muito feliz e vou estudar muito para ganhar mais medalhas. Agradeço aos meus pais, meu irmão pelo incentivo e meu professor que acreditou no meu potencial” disse Thiago.
   A presidenta Dilma foi muito carinhosa com todos os medalhistas e cumprimentou-os um a um durante a entrega das medalhas.
   Por: Sérgio Constantino

PREFEITO TUCA ASSINOU TÊRMO DE COMPROMISSO COM O PARQUE MAMBUCABA


ANGRA DOS REIS - O prefeito de Angra, Tuca Jordão (na foto), acompanhado  do secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, alguns vereadores e representantes de órgão ambientais se reuniram no último dia 22, no Salão Nobre da Prefeitura de Angra, para a assinarem um termo de compromisso contendo ações e iniciativas para minimizar os problemas de alagamentos no Parque Mambucaba.   
   O termo de compromisso foi um desdobramento da audiência pública realizada na semana anterior, no Parque Mambucaba, por iniciativa da Câmara Municipal, para discutir o assunto. No entanto, os representantes do Ibama e do Inea em Angra, José Augusto Morelli e Júlio Avelar, respectivamente, disseram que não é da competência deles assinar esse termo em nome de suas instituições, já que o termo direciona às instituições algumas exigências que não são de suas alçadas.                                                           
  Em sua fala, o prefeito Tuca Jordão, reforçou que somente com a integração de vários órgãos das diferentes esferas de governo será possível realizar as ações efetivas visando solucionar os problemas. O prefeito afirmou ainda que vai buscar o apoio dos governos estadual e federal, além da Eletronuclear. "Sozinho, o prefeito não vai resolver os alagamentos. Os problemas são crônicos, e a prefeitura tem suas limitações no que diz respeito a questões ambientais" disse Tuca.
     O prefeito e o secretário de Meio Ambiente reforçaram que as ações da prefeitura no local estão sendo baseadas nos estudos de hidrografia de José Carlos Castilho, especialista no tema. "Estamos tendo a oportunidade de contar com um profissional que conhece o assunto como poucos" ressaltou Tuca. 
    Carlos Alexandre Soares, secretário de Governo e Defesa Civil, acrescentou que o trabalho de prevenção de catástrofes está adiantado em Angra. "Além das obras para evitar os alagamentos, os investimentos que já estão sendo feitos através dos radares e do sistema de alerta, possibilitam que, antes da ocorrência de fortes chuvas e de alagamentos, as pessoas possam ser retiradas de suas residências com segurança e minimizem suas perdas materiais" explicou.
   Por: Sérgio Constantino